RUA 13 DE MAIO, 550 CENTRO PIRACICABA (19)34024438

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ache aqui a madeira certa para seus móveis


A ciência da madeira abrange disciplinas que vão desde as mais básicas como anatomia, física e química da madeira; até as disciplinas ditas tecnológicas como por exemplo secagem da madeira, tratamento e preservação de madeiras, energia, processamento e propriedades mecânicas. O mais importante é você saber que esses tipos de cuidados são tomados com a madeira antes de fazer o seu móvel, todos os procedimentos pelos quais a madeira passa serão refletidos no futuro do seu móvel.
A Móveis casa Verde, monta tudo com os mais sofisticados procedimentos para conservar a beleza interna da sua casa por muito mais tempo.
Existem vários tipos de madeiras para fabricação de móveis, confira abaixo alguns desses modelos.

Madeira Maciça

É a primeira matéria-prima utilizada na fabricação de móveis. Tem como características a beleza de suas diferentes fibras e colorações, alta resistência física e mecânica, durabilidade e usinabilidade (pode ser emoldurada, torneada ou entalhada).
 Compensado

- Uma das maneiras em que pode ser encontrado é a de uma placa (de ótima resistência) formada por folhas de madeiras coladas umas às outras (várias camadas de lâminas).
Importante notar que os veios das folhas devem ser sem-pre dispostos em direções cruzadas uns aos outros, visando equilibrar tensões e reduzir riscos de empenamento. Ademais, existe também o compensado tipo sarrafeado com miolo maciço (painel formado por sarrafos de pinus com camadas de lâminas nas duas faces).
As madeiras utilizadas nos compensa-dos em geral são pinho, cedro ou jequitibá.

  Aglomerado

- Trata-se de chapas homogêneas (sem veios ou nós) com excelente resistência ao empenamento, resultantes de partículas de madeiras impregnadas com resinas sintéticas sob a ação de pressão e de calor.
É composto por três camadas as quais lhe dão resistência física e mecânica, estabilidade dimensional e resistência a empenamentos e deformações.
Aceita todos os tipos de revestimento como lâminas de madeira, fórmica, pintura, filme de PVC, BP (Baixa pressão – melamina) e etc.
Não raro, o aglomerado pode ser observado revestido com lâminas de madeiras nobres (como o mogno, por exemplo), bem como com folha de papel e resina melamínica.


MDF (Medium Density Fiberboard)



Painel de média densidade constituído por fibras de madeira e resinas sintéticas, unidas pormeio de calor e pressão.
É homogêneo em toda a sua superfície, o que permite melhor usinabilidade e aplicação de revestimentos. Com características e consistência que o aproximam muito da madeira maciça. Possui superfícies suaves, praticamente sem imperfeições dando uma aparência de madeira maciça.
Aceita todos os tipos de revestimento como lâminas de madeira, fórmica, pintura, filme de PVC, BP (Baixa pressão – melamina) e etc.
*as madeiras utilizadas na fabricação do MDF são o pinus e o eucalipto, obtidas através de reflorestamento, o que contribui para a preservação do meio ambiente.


Painel com revestimento melamínico



Melamina é uma placa de aglomerado ou de MDF revestida (igual ao revestimento da fórmica), em uma ou duas faces, com películas decorativas impregnadas com resinas melamínicas, o que lhe permite uma superfície totalmente fechada, livre de poros, dura e resistente ao desgaste superficial.
Devido a sua alta qualidade a melamina impede o desenvolvimento de micro-organismos, sendo qualificada como material ideal para ser utilizado em ambientes altamente esterilizados, já que resiste de maneira eficiente ao calor e ao uso de líquidos abrasivos utilizados para limpeza. 
É um produto que não requer trabalho adicional de acabamento, apenas a colagem de bordas.

Fonte: Site FazFácil

Um comentário:

  1. Onde posso comprar um mostruário desses tipos de madeira para mostrar aos meus clientes?

    ResponderExcluir